João Lisboa 13 de Dezembro de 2017

Prefeitura promove Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Conferência discute diretrizes para implantação de politicas de Assistência Social

Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade”, a Prefeitura de João Lisboa por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã, dessa terça-feira, (10), a Conferência Municipal de Assistência Social + 2 de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores no Centro da Cidade e reuniu centenas de pessoas, entre as quais, secretários municipais, vereadores, assistentes sociais, sociedade em geral e agricultores que fazem parte da Agricultura Familiar.

O principal objetivo da Conferência é avaliar e propor diretrizes para implantação de políticas de Assistência Social, para que se possa assegurar a população do município uma alimentação de qualidade dentro dos programas sociais das Secretarias de Assistência Social, de Agricultura, Educação e Saúde, envolvidas na segurança alimentar.

De acordo com a Nutricionista Claudeny Carvalho, Coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de João Lisboa, a Conferência + 2 é uma avaliação minuciosa da 1ª Conferência realizada pela prefeitura em 2015.

A secretária de Assistência Social Maria do Nilson enfatizou que a “Conferência é um ato democrático e, por isso, é importante o papel do Poder Público e a participação da população nesse processo”.

Ainda de acordo com a secretária Maria do Nilson, do encontro sairão indicativos que irão ajudar na elaboração de políticas públicas que beneficiarão a população joãolisboense. “A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de dialogo e democratização da gestão pública” observou.

Para fomentar o debate e ampliar novas idéias, Maria Arceli Oliveira (CONSEA-MA), representando a Secretaria de Estado de Assistência Social ministrou palestra sobre “garantia de direitos e estratégias para implantação dos programas SAN, na promoção da comida de verdade e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS”.

Em seguida, as pessoas foram divididas em grupos para discutirem assuntos relacionados à conferência (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação) para elaborarem o relatório final.

Durante programação, foi feita a leitura do Regimento Interno e apresentação cultural com alunas da Escola Desembargador Nicolau Dino. Na oportunidade também foram eleitos dois delegados: a nutricionista Claudeny Carvalho (Poder Público) e Francisco de Assis do Povoado Cipó Cortado (Sociedade Civil), que irão representar João Lisboa na Conferência Regional que acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro desse ano em Imperatriz.

Para o prefeito Jairo Madeira, “a política só funciona quando há melhorias significativas na vida das pessoas e esse é um dos pontos alto da nossa gestão” disse Jairo acrescentando, que na medida em que diversos segmentos se envolvem com o assunto em questão participam do debate promovido na realização de uma Conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiência, concluiu.