A Prefeitura realizou na manhã desta terça-feira (18) blitz educativa de conscientização sobre o abuso sexual contra crianças

O grande objetivo da campanha é despertar a comunidade para esse assunto, e saber que cada um tem a sua parcela de responsabilidade.

Com o tema “Faça Bonito” Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de João Lisboa por meio da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã desta terça-feira (18) blitz educativa de conscientização o quão é importante a participação da população no combate ao Abuso e à Exploração Sexual, contra a crianças e adolescentes.

O evento da campanha Faça Bonito, que reúne uma série de atividades alusivas ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceu na Praça 22 de Dezembro, em frente à Assembleia de Deus, com música ao vivo e adesivaço, distribuição de panfletos educativos e refrigerantes.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Val Mota, o principal objetivo da Campanha Faça Bonito é despertar a sociedade joão-lisboense para o Abuso e à Exploração Sexual contra as crianças e adolescentes.
Ainda de acordo com a secretária neste período de pandemia, os casos de abusos aumentaram consideravelmente, que a população precisa entender que esse é um problema de todos.

“O grande objetivo da campanha é despertar a comunidade para esse assunto, e saber que cada um tem a sua parcela de responsabilidade, quando o mínimo que se pode fazer é denunciar através do número 100, caso presencie ou saiba de algo relacionado ao tema” disse a secretária.

Val disse ainda, que no município de João Lisboa aconteceram vários casos de abusos contra crianças e adolescentes e que por se tratar de matéria de ordem sigilosa não pode revelar nomes e que na grande maioria são notificados ao Conselho Tutelar e encaminhados para Justiça em alguns momentos.
Val revela ainda que em outros casos, a própria Rede da Assistência Social através do CREAS realiza o atendimento com o psicólogo e assistente social e que a melhor coisa a fazer é denunciar.

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.
O prefeito Vilson Soares juntamente com secretários e assessores participou do evento e disse que o município está atento e que vai trabalhar para conscientizar a todos da importância de cada um se empenhar no combate ao abuso e à exploração sexual contra a criança e ao adolescente.
  • 18/05/2021
  • Juan