Diário Oficial -- João Lisboa 15 de Janeiro de 2019

Prefeitura de João Lisboa disponibiliza apoio técnico para Agricultores da Agricultura Familiar

Patrulha Agrícola atende as necessidades de Agricultores da Agricultura Familiar

O fim de semana foi de muito trabalho na Zona Rural do Município de João Lisboa. Uma ação deflagrada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Produção, teve como objetivo, atender as necessidades dos pequenos produtores rurais da Agricultura Familiar dos povoados Cipozinho, Alvorada III, Marajuba, Bom Lugar, Capemba D’Água, Mussambê, Lagoa da Onça entre outros.

De acordo com a secretária de Agricultura Maria do Sindicato, nesse período as necessidade dos produtores são maiores, e por essa razão a prefeitura por meio da agricultura disponibilizou toda a patrulha agrícola com um técnico para fazer o acompanhamento e suprir essas demandas.

Ainda segunda a secretária o principal objetivo é fazer com que os agricultores possam aumentar a sua produtividade e assim, melhorar a sua renda.

Outro Programa importante que está estimulando a produção do agricultor é o PENAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que adquiri os produtos diretamente do produtor, através da Secretaria Educação, que repassa toda a produção comprada para as escolas do município, melhorando a qualidade da merenda escolar.

Outra ação importante do prefeito Jairo Madeira foi à concretização de um convênio com o INCRA, denominado de FOMENTO MULHER que visa atender especificamente as mulheres assentadas da Reforma Agrária, que trabalham no campo.

O Fomento Mulher cria a oportunidade para essas mulheres inseridas no programa investir na criação de galinhas, ovelhas, porcos – Etc.

O programa disponibiliza para cada assentada da Reforma Agrária, o valor equivalente a R$ 5.000,00, (Cinco Mil Reais), para que elas possam começar a produzir. Após o período de um ano, cada uma devolve para o programa apenas R$ 1.000,00, ( Hum Mil Reais)

O prefeito Jairo Madeira preocupado com o bem-estar dos agricultores que fazem parte da Agricultura Familiar trouxe para o município em parceria como Governo do Estado e Federal o PAA – Programa de Aquisição de Alimento, que está fazendo diferença na vida das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.

A secretária Maria do Sindicato disse, que todo trabalho realizado a frente da pasta com resultados satisfatórios, dar-se por conta do empenho e dedicação do prefeito Jairo e claro, de toda a equipe da Secretaria de Agricultura e Produção do Município.