Diário Oficial -- João Lisboa 24 de Abril de 2019

Treinamento em Manejo Clínico de Tuberculose capacita dezenas de profissionais da área da saúde.

Secretaria de Saúde promoveu treinamento de capacitação para os profisionais da saudê de João Lisboa

A Prefeitura de João Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante todo o dia desta segunda-feira, (25), Treinamento de Capacitação em Manejo Clinico de Tuberculose, para todos os profissionais que  trabalham na área da saúde  do município.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Josué Montelo, anexo a Biblioteca Publica no centro da acidade. O treinamento de capacitação foi ministrado pela equipe da Regional de Imperatriz, com a presença da Assessora Técnica  da Regional de Saúde, Menildes Paixão e da Enfermeira  Maricélia Tavares e acompanhado de perto pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Enf• Carla Karinne.

De acordo com a Secretária de Saúde, Wilcar Vasconcelos o principal objetivo do curso é oferecer novos conhecimento aos profissionais e fortalecer as ações com estratégias no controle da Tuberculose.

A secretária disse ainda,  que o treinamento oferecido, servirá também para que o município possa qualificar  ainda mais os seus profissionais e ao mesmo tempo oferecer uma assistência de qualidade a toda população.

Participaram do treinamento, Médicos, Enfermeiros (as), Técnicos em Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Enf• Carla Karinne, o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva, Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, passe por uma avaliação médica, para que seja iniciado o tratamento.

“Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga” alerta Carla Karinne.