Diário Oficial -- João Lisboa 24 de Abril de 2019

Tamanho da Fonte: A+ | zerar | A-

Treinamento em Manejo Clínico de Tuberculose capacita dezenas de profissionais da área da saúde.

Secretaria de Saúde promoveu treinamento de capacitação para os profisionais da saudê de João Lisboa



A Prefeitura de João Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante todo o dia desta segunda-feira, (25), Treinamento de Capacitação em Manejo Clinico de Tuberculose, para todos os profissionais que  trabalham na área da saúde  do município.

 

O evento aconteceu no Teatro Municipal Josué Montelo, anexo a Biblioteca Publica no centro da acidade. O treinamento de capacitação foi ministrado pela equipe da Regional de Imperatriz, com a presença da Assessora Técnica  da Regional de Saúde, Menildes Paixão e da Enfermeira  Maricélia Tavares e acompanhado de perto pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Enf• Carla Karinne.

 

De acordo com a Secretária de Saúde, Wilcar Vasconcelos o principal objetivo do curso é oferecer novos conhecimento aos profissionais e fortalecer as ações com estratégias no controle da Tuberculose.

 

A secretária disse ainda,  que o treinamento oferecido, servirá também para que o município possa qualificar  ainda mais os seus profissionais e ao mesmo tempo oferecer uma assistência de qualidade a toda população.

 

Participaram do treinamento, Médicos, Enfermeiros (as), Técnicos em Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

 

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Enf• Carla Karinne, o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva, Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, passe por uma avaliação médica, para que seja iniciado o tratamento.

 

“Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço/fadiga” alerta Carla Karinne.